Agora que é conhecido o Presidente de todos os portugueses para os próximos cinco anos, gostaria de partilhar convosco três observações.
A primeira é a enorme satisfação com que constatamos que o ato eleitoral decorreu no Brasil com toda a normalidade e civismo.
A segunda é que, mesmo nestes tempos difíceis de saúde pública que vivemos, os nossos compatriotas não se furtaram a deslocar-se aos locais de voto, demonstrando que votar era seguro. Quero neste particular salientar o estado do Amazonas, onde a pandemia se faz sentir com particular virulência. Para lá envio um agradecimento especial a todos, incluindo os que asseguraram o normal funcionamento das mesas de voto.
A terceira é de regozijo pelo fato de nestas eleições terem sido ultrapassados os números da eleição de 2016. Em diversos Estados o número de votantes subiu significativamente, e nos poucos Estados onde os números diminuíram esse decréscimo foi quase sempre residual, e provavelmente influenciado pelas dificuldades impostas decorrentes da pandemia.
Obrigado a todos os Postos Consulares e funcionários das mesas de voto.
Obrigado pela vossa participação.
Obrigado pelo vosso civismo.
Obrigado, sobretudo, por serem uma parte fundamental e única no relacionamento entre Portugal e o Brasil.
Luís Faro Ramos
Embaixador de Portugal no Brasil