Programa “Portugal no Coração”

Atendendo à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os de visitar a Pátria, como seria seu desejo, entendeu-se criar a possibilidade de contemplar com uma visita a Portugal, se não todos os que o pretenderiam, pelo menos alguns daqueles que, quer pela sua situação económica, quer pelo avançado da idade, quer pela distância que os separa da sua terra natal, dificilmente o poderiam fazer pelos seus próprios meios.

Em curso desde 1996, o objetivo do Programa é trazer a Portugal portugueses com mais de 65 anos de idade, residentes fora da Europa e que, por razões de ordem económica, não visitam o nosso País há mais de 20 anos.

Artigo 1º

Objectivo

O Programa “Portugal no Coração” tem como objectivo proporcionar, nos termos do presente Regulamento, uma estadia de curta duração em Portugal a cidadãos idosos, portugueses, residentes no estrangeiro.

Artigo 2º

Destinatários

  1. Podem candidatar-se ao Programa “Portugal no Coração” os cidadãos portuguesesresidentes fora da Europa, que há mais de20 anosnão visitam o nosso País, que até ao dia do início da viagem tenham completado 65 ou mais anos de idade e que se encontrem em condições físicas que lhes permitam viajar autonomamente.
  2. Não podem candidatar-se nem de outra forma beneficiar do Programa aqueles que, embora preenchendo as condições previstas no número anterior, apresentem uma situação económica que lhes permita suportar os encargos com uma estadia similar ou tenham já beneficiado deste ou de outro programa com o mesmo objectivo.
  3. Podem recandidatar-se a participar no Programa todos aqueles que, preenchendo as condições referidas no nº 1 do presente Artigo, não tenham sido seleccionados para edições anteriores por falta de vagas.

Artigo 3º

Conteúdo

1. O Programa é composto, designadamente, por:

- viagem a Portugal e regresso ao país de residência;

- programa turístico e cultural em Portugal, no regime de pensão completa, com a duração aproximada de duas semanas.

§ único - Após o Programa, os participantes poderão prolongar a sua estadia em Portugal junto de familiares e/ou amigos que os acolham e suportem eventuais encargos daí decorrentes.

Artigo 4º

Limites

  1. O Programa contempla um número de idosos a definir anualmente (40 no ano de 2011), depois de conhecidas as disponibilidades do INATEL, da TAP PORTUGAL e da DGACCP.
  2. As viagens são efectuadas nos meses de Maio e Outubro de 2011.

Artigo 5º

Custos

  1. Os custos do Programa são suportados pela TAP-Air Portugal, pelo INATEL e pela Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.
    2. Cada participante usufrui ainda de um seguro colectivo de acidentes pessoais, cobrindo os riscos durante as viagens, o programa turístico-cultural e uma eventual estadia junto de familiares e/ou amigos.
    3. O seguro referido em 2. abrange um período máximo de 30 dias, o que não impede, no entanto, uma estadia mais alargada junto de familiares e/ou amigos, apesar de o participante já não estar abrangido por esse benefício.
    4. A DGACCP suportará outras despesas de natureza diversa, sempre que se revelem essenciais para o bom funcionamento do Programa e que serão objecto de norma interna.

Artigo 6º

Candidaturas

  1. As candidaturas são formalizadas pelos interessados mediante o preenchimento do formulário próprio e entregues ou enviadas aos Consulados de Portugal das suas respectivas áreas de residência.
  2. § único - Após apreciação nos Consulados de Portugal, as candidaturas deverão ser remetidas às respectivas Embaixadas de Portugal.
  3. Os prazos de apresentação das candidaturas nos Consulados de Portugal terminam a 19 de Março e a 30 de Junho, respectivamente para as edições de Maio e de Outubro de 2011.
  4. Depois de apreciadas as candidaturas pelas Embaixadas de Portugal, as fichas seleccionadas deverão ser remetidasvia faxà Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas até 28 de Março e 15 de Julho, respectivamente para as edições de Maio e Outubro de 2011.

Artigo 7º

Critérios de selecção

Os critérios que presidem a selecção de candidatos são os seguintes:
- idade mais avançada
- situação económica de maior carência
- mais longo período sem vir a Portugal.

Artigo 8º

Processo de selecção

  1. Os dados constantes do formulário referido no Artigo 6º serão devidamente confirmados no próprio impresso pelos Consulados de Portugal, nomeadamente no que se refere a idade, situação económica e data da última vinda a Portugal, sendo então remetidos às Embaixadas de Portugal nos respectivos países.
    § único - Não serão aceites fichas de candidatura sem a atestação, pelos Consulados de Portugal, da veracidade das declarações nelas prestadas.
  2. A pré-selecção dos candidatos é efectuada pela Embaixada de Portugal no país de residência, com a colaboração dos Postos Consulares.
    § único - Sempre que hajacasais candidatos, deverá procurar-se a inclusão de ambos os cônjuges no Programa, desde que satisfaçam os requisitos exigidos no Artigo 2º do presente Regulamento.
  3. A selecção final é da responsabilidade do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com base em proposta fundamentada do júri designado pela Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que tem a seu cargo a execução do Programa.
  4. Os Serviços intervenientes poderão solicitar aos candidatos quaisquer outros elementos que julguem necessários e sejam adequados à apreciação da sua candidatura.
  5. Qualquer falsa declaração, nomeadamente quanto ao período de ausência de Portugal e a situação económica, poderá implicar a responsabilização do declarante pelas despesas inerentes ao Programa.
  6. Aos candidatosseleccionados para cada uma das edições desta iniciativa será pedido um atestado médico comprovativo do seu estado de saúde, bem como o preenchimento, pelo clínico assistente respectivo, de uma Ficha Médica de ligação, onde figurem as principais patologias e a medicação diária prescrita.
  7. Em caso algum os participantes poderão ficar a cargo da família e/ou de amigos em Portugal antes de cumprido o programa turístico-cultural organizado em sua intenção, sob pena de lhes ser cancelado o voo de regresso.
  8. O Programa “Portugal no Coração” nãose destina a repatriamentos.

Artigo 9º

Cooperação com outras entidades

Para execução do presente Programa poderá ser solicitada a cooperação de outras entidades, públicas ou privadas, admitindo-se o recurso a patrocínios, designadamente financeiros.

Artigo 10º

Casos omissos

Os casos omissos no presente Regulamento serão objecto de decisão do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Promovido por: Ministério dos Negócios Estrangeiros (SECP), Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, e TAP PORTUGAL
Organizado e gerido pela Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e pela Fundação INATEL

  • Partilhe